My Anime List – Uma apresentação

mal1

Quanto Anime você anda vendo ultimamente?“. É essa indagação inicial que serve de mote para um dos sites mais indispensáveis aos fãs (hardcore) de anime: o My Anime List, ou simplesmente “MAL” (apelido carinhoso, com a abreviação levemente cacofônica). Totalmente gratuito, funciona como um grande banco de dados, onde você vai armazenando as informações do que você já assistiu/está assistindo.

E pra que serve isso Guilherme?“? Basicamente como um “controle”, ou checklist talvez. Uso muito também como resposta para aquelas perguntas do tipo “Quais animes está vendo?” ou “Que mangás mais gosta?” ( é só passar o link que as respostas são transparentes :D)  Porém vai muito além disso, e tentarei mostrar um pouco nessa breve apresentação.

Descobri ano passado o My Anime List através do Facebook (que por sinal uso muito pouco), e rapidamente se tornou o meuSite do ano de 2007“. Confesso que realmente não é um título dos mais imponentes, é verdade, porém tem base forte o bastante para ser recomendado por décadas.

Banner customizavel com atualizações mais recentes da sua lista

Exemplo de banner customizável com atualizações mais recentes da sua lista

E agora que mais um reveillon se aproxima vejo que para boa parte dos fãs brasileiros de animes o site permanece desconhecido. Talvez um motivo seja que o site (americano) e seus incontáveis fóruns são em inglês, assim como a maioria dos Clubs (equivalente às comunidades do Orkut). E ao contrário do nosso abrasileirado Orkut, o MAL não se deixa levar por outros idiomas de um modo geral, tornando “mais democrático” para os usuários dos quatro cantos do mundo. Mas se você não dominar o inglês (tal como eu mesmo) não se preocupe, pois há espaços para discussões em português que nunca param. Basta manter o bom nível em qualquer debate e aproveitar.

O passo a passo para o uso do site é simples: faça uma conta no site; edite seu profile; comece a adicionar os animes e mangás na sua lista. Estão divididos nas categorias (Status) Currently Watching/Reading (os que você está acompanhando no momento), On-Hold (aqueles que você está aguardando – como quando um fansubber para um projeto pela metade), Dropped (os que você desistiu de assistir), Plan to Watch/Read (seu planos para assistir/ler futuramente), e, claro, Completed (os animes e mangás que você acompanhou até o final).

Aqui abaixo segue um resumo da tela de adição de novos animes/mangás.

Exemplo de update no site do MAL

Exemplo da página de update de mangás no MAL

1- Título do obra (no exemplo o ótimo ParaKiss). 2- Status (se terminou ou não. Podendo marcar se é releitura). 3- Volumes lidos (obviamente não tem essa opção na adição de Animes). 4- Capítulos assistidos/lidos. 5- Nota (de 1 a 10, sem frações, o que é sempre um momento de muita reflexão e tensão). 6- Tags (podem ser úteis para “organização pessoal”). 7- Data Início (quando você começou a acompanhar a série). 8- Data Final (quando viu/leu o capítulo final – realmente interessante usar bem essa opção para posteridade). 9- Prioridade (de “muito baixo” a “muito alto”). 10- Armazenamento (se é mangá de papel ou digital, se esta no hd, fita ou dvd). 11- Capítulos downlodados (se baixou algo, a série toda, ou não). 12- Número de vezes que reviu/releu. 13- Valor de rever/reler (de “muito baixo” a “muito alto” novamente). 14- Comentários (hora de escrever o que quiser. A boa é tentar fazer uma breve resenha do que achou, mas tudo opcional claro). 15- Avisar atualizações (caso algum material novo da série seja lançando, ou planejado, você recebe um aviso caso queira).

Brasil no MAL

O Brasil também se faz presente no My Anime List.

O grupo de discussão linkado na imagem acima é o principal em português, mas existem outros. Fora, claro, a chance de entrar em contato com outros fãs ao redor do mundo.

Outras possibilidades interessantes do site são os Tops (bons termômetros de popularidade), Reviews, Notícias e Blogs (“vem junto” com a conta).

Atualizar sempre após um no episódio poderá se tornar um impulso corriqueiro. Cuidado para não se viciar também.

No final das contas acaba sendo um baita incentivo para aumentar a lista constantemente, ao melhor estilo de um colecionador diante de um mundo de possibilidades.

Espero que tenha ajudado alguém (qualquer coisa o FAQ oficial pode responder melhor, em inglês). E se resolver fazer uma conta por lá, avise por favor seu endereço. :D

5 Comentários

Arquivado em Dica, Informação

5 Respostas para “My Anime List – Uma apresentação

  1. poxa, que maneiro! parece ser um site muito pertinente. obrigado pela observação, foi muito apropriada.

  2. http://myanimelist.net/animelist/lordmagus

    não atualizo há algum tempo… tenho que lembrar, já tem algumas coisas novas pra adicionar ai :P

  3. goomy

    :D site maneirao

  4. flavio santos

    Ficou otimo esse post ;D

    foda! ^^

  5. Matthaeus

    É interessante que o myanimelist faz um monte de cálculos e mostra quanto tempo precisa para assistir tal série e quanto tempo você já gastou com todos os animes que viu. De acordo com ele já gastei 56,6 dias. É claro que 50% desse valor é resultado da tv aberta com pokemon, dragon ball, digimon e outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s